Robson Oliveira

Minha Historia em Missões

Casa Viva – Guiné Bissau – Nossa História

2010 Primeira viagem a Guiné Bissau, fomos a Bissau realizar uma escola de intercessão, ficamos no período de 3 meses, trabalhamos como a comunidade, com escola, com evangelismo, com transformação de mente realizando manutenção no hospital, estudamos a história e a cultura do povo.

No período da escola, nasceu o Projeto Criart – Criando com arte, nesse projeto nosso foco seria trabalhar com meninos, um orfanato, mas para o mesmo funcionar precisaríamos de um local próprio pois a estrutura que a Jocum dispunha não atendia a necessidade para desenvolvimento do projeto, entendemos em Deus que deveríamos comprar um terreno e começar uma construção. Voltamos para o Brasil com esse objetivo levantar os recursos e uma nova equipe para voltar em 2011.

2011 Chegamos nesse ano com uma nova equipe de voluntários na área de saúde, educação e construção civil, compramos um terreno de 4 mil metros quadrados, pagamos por toda a documentação e começamos a levantar o muro parcialmente 1 metro de altura, e cercamos a frente e a lateral, dessa forma demos início a fundação da casa, essa casa construída para atender 24 crianças e 4 adultos. Levantamos parte grande parte da casa…voltamos para o Brasil para levantar uma nova equipe e novos voluntários…

2012 Depois de passar 9 meses no Brasil, em busca de recursos para colocar o telhado e dar continuidade nas horas, chegamos a Bissau com uma nova equipe, não conseguimos os recursos para o telhado, apenas algumas doações onde fizemos mais uma parte do muro…como não havia recursos o suficiente para trabalhar na obra, demos continuidade ao nosso trabalho no hospital o qual hoje é uma referência na cidade, um lugar limpo e organizado, cercado com muros, onde antes haviam animais e muito lixo espalhado pelo chão hoje não há mais. Também neste ano formamos parceria com um orfanato na capital Lar Bethel, por dois anos ficamos de ajudar todas as crianças que havia no orfanato enviando dinheiro mensalmente e ajuda com material escolar e remédios. Demos início ao projeto Adote um Guineense, onde as pessoas adotavam uma criança e enviam um valor específico por mês para ajudar a manter as crianças na escola. Adotamos para o projeto Criart uma família que apoiamos até hoje, mãe e 5 crianças…

2013 Não houve viajem a Guiné Bissau; não houve recursos, não houve doações, não houve equipe, e ficamos no Brasil esse ano… porém neste ano demos início ao trabalho com meninas, discipulado e também com o nosso projeto de máquinas de costura, mas durou pouco tempo não foi um projeto que funcionou encerramos no mesmo ano. Vendemos as máquinas e investimos o dinheiro na construção.

2014 Voltamos neste ano, com uma nova equipe, poucos recursos que tivemos que investir em uma reforma, parte da frente da casa caiu com as chuvas e parte do banheiro também, sem recursos fizemos alguns reparos e mais uma parte do muro. A Jocum tem uma escola pequena em uma tabanca, neste ano a escola foi reaberta e fizemos uma aliança que mantemos até hoje de levar material escolar para o ano letivo para todas as crianças, temos mantido isso desde então, hoje são cerca de 70 crianças. Neste ano encerramos nossa parceria com o Lar Bethel, ficando dessa forma somente a Famiília Baldé que foi adotada por duas igrejas…voltamos para o Brasil

2015 Mais uma viagem a Bissau, uma nova equipe, e desta vez com os recursos para colocarmos o telhado na casa, neste ano foi um ano de muitos milagres, quando chegamos em Bissau com o valor do telhado nas mãos, esse valor já não era mais o suficiente, frustrado eu, troquei todos os dolares que havia levado e peguei tudo que eu tinha pessoal e trocamos pela moeda local e dessa forma demos inicio sem saber até onde poderíamos chegar, o valor que tinha em mãos não dava para colocar o telhado, mas se multiplicou de tal forma, que colocamos o telhado, fizemos o contra-piso, rebocamos toda a casa dentro e fora, fizemos mais 50 metros de muro e demos inicio a varanda que há em volta da casa…foi uma ano maravilhoso…voltamos para o Brasil

2016 Uma nova equipe volta a Bissau, com o objetivo de terminar o muro que cerca todo o projeto e abrirmos a casa para funcionar, porem não fomos liberados para abrir a casa, nossa estrutura ainda não atendia a exigências do governo e entendemos que precisaríamos de um pouco mais de tempo para que pudêssemos abrir nossas portas, entendemos também que precisaríamos “podar alguns galhos para que a árvore pudesse crescer e dar frutos” dessa forma tiramos todos os subprojetos que havia dentro do projeto criart e dessa forma nos dedicaríamos somente ao trabalho com os meninos, hoje o projeto tem um novo nome, Casa VIVA.

Voltamos para o Brasil para levantarmos recursos para a construção de nosso refeitório para atender as exigências do governo e para atendermos cerca de 100 crianças por dia. o valor aproximado é de $ 6.000,00 (Seis Mil Dólares)

2017 Já demos início a construção do refeitório com o primeiro mil dólares que conseguimos, hoje as obras estão esperando novos recursos, mas já fizemos a fundação e levantamos cerca de um metro de altura de toda a parede. Nossa próxima Viagem estaremos levando mais uma equipe de voluntários e missionários para trabalharmos com a comunidade na área de saúde, educação, construção civil ,desenvolvimento comunitário e com a igreja local oferecendo alguns seminários.

Queremos é dar continuidade as obras do refeitório e concluir no mesmo período  para que possamos dessa forma mobilhar a casa e terminar alguns detalhes para que possamos dar entrada na papelada que irá nos autorizar a trabalhar com os meninos não na forma de orfanato mas na forma de casa de passagem, trabalhando juntamente com o governo a favor da criança e do adolescente.

Anúncios

07/20/2017 - Posted by | Sem categoria

1 Comentário »

  1. Gostaria de ver fotos. Parabéns pela suas escolhas.

    Comentário por Thaís | 07/20/2017 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: